eboat classificados náuticos barco lancha veleiro jet ski nautica
       

TIPOS MAIS COMUNS DE ÂNCORAS

Esta âncora, conhecida como "Danforth" , é a mais comum para barcos de recreio. Destinada aos fundos de areia, lama ou cascalho, ela possui algumas partes móveis e , por isso, é fácil de guardar a bordo. Mais barat que os outros modelos, a "Danforth", no entanto, precisa de um "filame" (cabo) cinco vezes maior que a profundidade do local para fixar-se.Para fundos de areia dura, deve-se optar por "patas" finas.

Além de unhar mais forte, a âncora "Bruce" precisa de um filame mínimo apenas de três vezes maior que a profundidade do fundeadouro.Ou seja: quase metade do cabo que seria usado com uma âncora "Danforth".

Com capacidade de Fixação superior à dos outros modelos, a âncora "Arado" - assim como a "Bruce" - não é muito fácil de se encontrar no mercado. Porém é a mais segura: Dificilmente se solta quando a correnteza ou o vento mudam de direção.

projetada para fundos de pedra ou coral, a âncora "Garatéia" pode ser feita em casa, com um tubo de PVC e ferros de construção. Sua maior ventagem é que os ganchos, se entroscarem no fundo, abrem-se com facilidade quando o cabo for puxado.