Veleiros Day Sailer


29-2025119-5071.webp29-2025119-1531.webp29-2025119-3093.webp29-2025119-8262.webp29-20251217-4948.webp
Categoria
Veleiros
Fabricante
Tom & Cat
Projeto
Uffa Fox/O'Day
Produção (Inicio / Fim)
1956
Comprimento (LOA)
5,1 m | 16,8 pés
Largura (LWL)
4,7 m | 15,5 pés
Boca
1,9 m | 6,3 pés
Calado
0,2 m | 0,8 pés
Calado (Max)
1,1 m | 3,7 pés
Tripulantes
5
Peso Seco
261 kg | 575 lb
Área vélica
13,4 m² | 143,9 pés²
Vela principal
9,5 m² | 102,5 pés²
Genoa
3,9 m² | 41,4 pés²
P (medida)
6,3 m | 20,5 pés
E (medida)
3,1 m | 10,0 pés
I (medida)
4,2 m | 13,8 pés
J (medida)
1,8 m | 6,0 pés
Casco
Fiberglass (GRP)
Website
https://www.tomcat.com.br
País de origem
United StatesUnited States

Descrição

O Day Sailer foi projetado originalmente em 1958 por Uffa Fox em colaboração com George O’Day, combinando um casco leve e rápido com simplicidade de uso — pensado para vela de lazer, família e também regatas.

Desde meados dos anos 2000, o estaleiro Tom & Cat fabrica o Day Sailer no Brasil, mantendo a proposta de barco acessível, resistente e versátil para águas abrigadas (rios, represas, lagos) e uso familiar.

Confortavelmente acomoda cerca de 5 pessoas sentadas para passeio. Possui uma pequena “cuddy cabin” (um compartimento raso sob o convés) — suficientemente grande para armazenamento ou guardar objetos; ocasionalmente usada para dormir duas pessoas em situações simples. Por conta da bolina e leme retráteis, é especialmente apropriado para águas rasas, represas e regiões com enseadas ou obstáculos — ideal para navegação de lazer ou regatas amadoras.

Por conta da bolina e leme retráteis, é especialmente apropriado para águas rasas, represas e regiões com enseadas ou obstáculos — ideal para navegação de lazer ou regatas amadoras.

Estável e relativamente fácil de velejar, mesmo para quem não tem experiência, mas também com bom desempenho se usado com vela e spinnaker em dias de vento — bom equilíbrio entre “barco de escola / família” e “barco de vela esportiva”.

Seu espelho de popa é perfeito para instalação direta de motor, tanto elétrico como a gasolina.

Limitações / A considerar:

A “cabininha” não é uma cabine de cruzeiro — o espaço é limitado, uso para pernoite é espartano. Por ser um barco pensado para águas interiores e uso de dia, não é ideal para grandes navegações oceânicas ou mar aberto pesado.

O modelo já foi produzido por diversos estaleiros, atualmente produzido pela Tom & Cat. Veja site fabricante.

Evolução do Preço Médio nos Classificados

O preço médio reflete os anúncios de produtos usados nos Classificados nos últimos 24 meses.
R$ 38.250

Youtube video

Avaliações da Comunidade

 
Moro em Brasília e comprei um para velejar no lago. Gostei muito do barco. É leve, ágil, e veloz quando tem um pouco mais de vento. Coloquei um motor elétrico, e quando quero levar minha espôsa e mais alguém para fazer um passeio mais relaxado, não uso a vela e coloco uma lona por cima da retranca para fazer sombra e vou só com o motor parando nas margens para recreação e fazer um lanche nos locais mais calmos.
 | 
Nifferbac Bacelar
 
(21/03/2023)

 
Bom barco para velejar em águas rasas bolina e leme retráteis, o peso é 260 kg, realmente uma casa de âncora faz falta, a vela grande ficaria melhor com uma fôrra de rizo, para se velejar em solo.<br>Colocar na água é mais fácil do que tira lo, uma vez que se tenha uma rampa e que o barco esteja equilibrado na carreta, mas tira lo apenas com ajuda de veículo motorizado.<br>Navego no oceano chego a sair das enseadas o barco se comporta bem com o swell, nas ondas de amura e de proa dificilmente molha o cockpit.<br>Mas velejar sozinho apenas com vento fraco, pois não tenho rizo e o barco tem muita vela e tende a atravessar.<br>Cabine apenas pra guardar objetos, escada dobrável, coletes e outros trecos, dormir sem condições.<br>O que é a grande limitação do barco que se presta a curtos trajetos e espartanos, sol na cabeça &quot;full time&quot;, mas não tira o seu valor ótimo veleiro.
 | 
Allyssandrus Fontes
 
(23/01/2017)

 
Trata-se de excelente barco para quem pretende um dia ter um barco de oceano. Tenho um o &quot;Celtis&quot; e velejo em uma represa aqui no interior do Paraná. Muito seguro e estável. Uso um motor de popa a gasolina de 08hp. Para o Marcelo informo que fiz uma alteração no mastro para que ele ficasse dobravel pois normalmente velejo sozinho e a colocação do mastro estava ficando difícil. A dobradiça foi feita em aço inoxidavel e ficou um excelente trabalho. O corte foi feito na altura da cabine. Se quiser envio fotos para explicar melhor.
 | 
Jose Fernando Palma
 
(25/09/2016)

 
Velejei um daysailer por muitos anos. Muitas aventuras e boas lembranças. É um excelente veleiro para passeio. Se colocar o balão o passeio fica ainda mais emocionante. Me desfiz com muita pena deste barco.<br><br>Saudações,
 | 
Carlos Fernando Schmitt
 
(22/07/2016)

 
Tenho um daysailer em ubatuba e belas velejadas. estou pensando em colocar um mastro rebatível . Vcs tem conhecimento de quem vende a ferragem ou faz a conversao?<br>agradeço
 | 
marcelo bacellar
 
(14/04/2014)

 
Estava aprendendo velejar, gostei deste barco e quero adquirirmum para voltar a praticar &quot;aprender&quot;
 | 
Amauri Cairuga
 
(26/05/2013)

 
Excelente barco, rápido e fácil de montar. Sua navegação exige um pouco de experiência. Ideal com 2 tripulantes.
 | 
Junior
 
(31/08/2012)

 
O peso nas especificações acima está errado, é de aprox. 260Kg. O meu não tem local para âncora na proa. Barco para duas pessoas pesadas. Mais, só se forem leves. Muito bom espaço. Perde a boa velocidade em águas agitadas, quando deixa de ser confortável. Muito estável. Ir para a água só com as velas já içadas, mexer nelas durante a velejada é difícil. Coloco o barco sozinho na água (com carro ou tratorzinho e carreta rodoviária), em margem barrenta de represa. Enquanto não houver vento mais forte dá para fazer isso sozinho. Mais difícil é sair com ele, principalmente se o vento sopra contra a margem. Nesse caso saio com o motor e o ideal é uma pessoa ajudando a aprumar o barco na saída. O acesso à cabine (inabitável) é ruim. No todo, um excelente barco.
 | 
Mario Baumgarten
 
(23/05/2012)

 
Cock Pit espaçoso, Boa aerodinâmica, Grande estabilidade, Conforto, Alcança ótima velocidade, Excelente espaço na cabine para guardar apetrechos, Local na proa para guardar âncora, Bolina retrátil. E bom para saírem no mínimo 02 pessoas. Para velejar sozinho só com bastante experiência, Barco precisa de pau de carga para descer. Não dá pra descer pela rampa. Mas considerando que é um barco de mais de 05 metros até que isso não chega a ser um defeito
 | 
GIOVANE ARAUJO
 
(01/04/2012)

Anúncios nos Classificados

Dicas Náuticas

Fonte: Fabricantes websites, colaboradores, livros, revistas e pesquisa na web. Compilado pelo eboat, para fins de Informação.