Dicas para vender o seu barco
Querendo vender o seu barco? Leia nossas dicas para vender certo:
Vender um barco pode levar um certo tempo — afinal, é um bem de baixa liquidez. Mesmo com o preço abaixo do mercado, é comum que o processo leve alguns meses. Na média, as vendas por um valor justo acontecem entre 3 e 6 meses. Modelos mais conhecidos, de estaleiros renomados, tendem a ser vendidos com mais facilidade. Graças ao grande número de classificados online, hoje ficou muito mais simples tanto para quem quer vender quanto para quem busca o barco ideal.
1. Definir o valor
A primeira dúvida de quem pretende vender um barco costuma ser: quanto vale o meu barco? Definir o preço não é simples, pois depende de diversos fatores — estado de conservação, equipamentos, motorização, ano, entre outros.
Para ajudar, o eboat criou uma ferramenta que mostra o valor médio dos anúncios publicados no site, oferecendo uma excelente base de referência. Também recomendamos pesquisar anúncios de barcos semelhantes para comparar preços e definir o seu com mais segurança.
Seja realista. É natural ter um carinho especial pelo barco, afinal, ele fez parte de ótimos momentos — mas na hora da venda, o ideal é ser objetivo e racional. Avalie com sinceridade o estado geral, os equipamentos e a motorização.
Acesse nossa ferramenta de Pesquisa de preço de barcos usados e tenha um ponto de partida confiável.
2. Realizar manutenção e reparos
Um barco em bom estado e pronto para navegar tem muito mais chances de vender rápido. A maioria dos compradores busca praticidade e quer sair navegando, sem surpresas ou reformas.
Se o seu barco precisa de reparos, faça o que for essencial para deixá-lo em condições de uso e considere descontar o restante no preço. Pode levar um pouco mais de tempo para vender, mas um bom custo-benefício atrai compradores dispostos a investir.
3. Definir os canais de venda
Com o preço definido, é hora de escolher os melhores canais de divulgação. Comece pelos classificados online, priorizando os sites com maior visibilidade e foco náutico — como o eboat.
Outra ótima opção é a marina onde o barco está guardado. Muitos compradores visitam marinas em busca de oportunidades, especialmente nas regiões onde costumam navegar. A maioria das marinas possui um mural de recados: imprima a ficha do seu anúncio no eboat e fixe no painel.
Pensando nisso, o eboat criou a opção de imprimir o seu anúncio diretamente no site em formato PDF. Essa ficha é ideal para deixar na marina ou apresentar pessoalmente a interessados, pois contém um QR Code que leva o comprador diretamente ao seu anúncio online, facilitando o acesso às fotos, vídeos e demais informações do barco.
4. Preparar o anúncio
Com o preço e o canal definidos, prepare o anúncio com atenção. Crie uma descrição clara, objetiva e com os principais destaques do barco. Sempre informe o preço — anúncios sem preço tendem a afastar interessados, pois passam a impressão de falta de transparência.
Anúncios com fotos têm muito mais visualizações. Fotografe o barco de fora para dentro, destacando ângulos gerais e detalhes importantes. Aqui no eboat você também pode incluir um vídeo do YouTube — aproveite para gravar um mini vídeo mostrando o barco e seus diferenciais.
Se o motor é novo, por exemplo, tire uma boa foto dele e mencione na descrição.Capriche nas imagens e nas informações — isso faz toda a diferença.
Além disso, o eboat permite incluir documentos em PDF, como manuais ou fichas técnicas, e vídeos gravados pelo celular ou do YouTube diretamente no seu anúncio. Esses recursos deixam o seu anúncio muito mais completo, atrativo e profissional, aumentando o interesse dos compradores.
5. Intensificar a divulgação
Depois de publicar o anúncio, é hora de divulgar de forma pró-ativa. Procure potenciais compradores em grupos e comunidades náuticas, e compartilhe com amigos e conhecidos. O tradicional “boca a boca” ainda funciona muito bem.
No eboat, use a ferramenta “Enviar esta oferta para um amigo” — assim você pode encaminhar o anúncio por e-mail diretamente para pessoas que possam se interessar. Também é possível compartilhar o anúncio nas redes sociais com apenas um clique.
Aproveite todas as ferramentas disponíveis: na versão impressa do anúncio, há um QR Code que leva direto ao anúncio digital. Use e abuse dessas opções para aumentar sua visibilidade.
6. Segurança
Cuidado! Existem pessoas mal-intencionadas tentando aplicar golpes. O eboat nunca solicita confirmação de dados pessoais, SMS ou códigos para liberar anúncios.
Todo o processo de publicação e gerenciamento é feito exclusivamente dentro do site, através do painel de controle do anunciante. Em caso de dúvida, entre em contato diretamente pelo suporte ao anunciante — nossa equipe está sempre pronta para ajudar.
Evite negociações suspeitas, contatos internacionais duvidosos ou pagamentos fora das plataformas seguras. Na dúvida, fale conosco: estamos aqui para orientar.
Boas vendas,
equipe eboat