Descrição
O Velamar 45 apresenta casco, convés e cockpit com laminação em sanduiche de balsa-core e fiberglass, sendo que no convés foi aplicado poliuretano alta densidade, fibreglass na área do teto da cabine. Além disso, todos os pontos de fixação receberam madeira e laminado adicional para permitir maior tração dos parafusos e melhor vedação.
O cockpit foi desenhado em linhas anatômicas (assento e encosto) com saliências curvas nos assentos antiderrapantes. A distribuição interna é feita de modo a acomodar além do marinheiro mais dez pessoas confortavelmente: uma cabine de marinheiro na proa; 2 cabines de proa (BE e BB); banheiro de proa (closet); cabine de popa (suíte) com banheiro privativo e salão central com mesa para 6 pessoas e sofá-cama (BE e BB) em L.
O sistema hidráulico é composto por 2 tanques de água de 600 litros e bomba de porão manual e elétrica. Apresenta também painel elétrico composto de 20 vias com 2 fusíveis rápidos separados - cada circuito com um interruptor e um fusível de proteção, duas baterias de 115 ah cada e para-raios.
A armação em, sloop a tope, é constituída por mastro, cruzeta e retranca em alumínio. Todo o estaiamento é em cabo de aço 316 rígido, prensado em terminais, como os estais volantes, com conjunto com o casco com reforço interno.
O projeto dete 45 é de José Antonio Ferrer, Tuzé, e as linhas do casco, de Schiomachem.