Dicas para comprar um barco

Quer uma ajuda na hora de escolher um barco? Siga algumas dicas:

1. Utilidade do barco

Diante de uma infinidade de tipos de barco existentes no mercado náutico, é importante primeiramente definir qual será a utilidade: lazer, regata, transporte, pesca, mergulho, passeio com família, uso comercial, etc. Definindo esse fator, já é possível saber se o barco será a vela ou a motor.

2. Quanto está disposto a investir?

O capital disponível é essencial para a decisão entre um barco novo ou usado, assim como o seu tamanho.

3. Pesquisa de preço

Tendo em mente a utilidade, o tipo e os seus recursos financeiros, faça uma pesquisa de preço entre os diversos modelos disponíveis no mercado e, principalmente, acrescente o custo de manutenção, da marina, disponibilidade de peças, etc. Um barco sempre possui custos extras que devem ser considerados.

Veja o preço de um barco novo e o preço dos usados para ter uma idéia de desvalorização.

Nesta etapa o comprador já tem em mente um ou alguns modelos de preferência.

4. Busca por anúncios

Criamos o Alerta de anúncios, uma ferramenta para ajudar na busca pelo barco de acordo com as preferências definidas. Configure os alertas e receba em primeira mão as ofertas anunciadas no site.

Criar alerta de anúncio

Faça uma relação dos barcos encontrados, pois os preços variam muito, assim como o estado de conservação. Procure marinas, sites de classificados e esteja disposto a visitar outras cidades para encontrar o seu barco. Em caso de dúvida, converse com profissionais do ramo, consulte um mecânico, um bom broker, visite os sites com fóruns e tire suas dúvidas. Crie uma relação de simpatia com o barco antes de fechar o negócio.

5. Decisão e pagamento

Dica importante: experimente antes da compra. Na dúvida, espere mais um pouco, veja outro barco, compare e envolva a família na escolha.

Achou o barco ideal e que satisfaz suas expectativas? Pesquise a origem e os antecedentes do vendedor e nunca, em hipótese alguma, efetue um depósito antecipado para "segurar" o negócio. O barco é um bem que possui registro e a compra deve ser concretizada em cartório.

Se for preciso, procure a ajuda de um despachante para receber orientações e realizar a compra com mais segurança.

Boas compras!
equipe eboat

Apostilas para Download